quarta-feira, 16 de julho de 2014

Expressões populares: SEM DÚVIDAS

               Isso aí, rapazeada! Aqui é o Batatinha.

               Não grile tudo! Tire o cavalinho da chuva e descubra o significado de algumas expressões populares brasileiras logo abaixo.
     

               CASA DA MÃE JOANA

               A expressão se deve a Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença, que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382. Em 1346, ela se refugiou em Avignon, na França. Aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade  onde estava refugiada. Uma das normas dizia: “o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar”. Assim, “casa-da-mãe-joana” passou a servir para indicar um lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde impera a desordem e a desorganização.

               FAZER UMA "VAQUINHA"

               A expressão “fazer uma vaquinha” surgiu na década de 20 e tem sua origem relacionada com o jogo do bicho e o futebol. Nessa época, já que a maioria dos jogadores de futebol não tinha salário, a torcida do time se reunia e arrecadava entre si um prêmio para ser dado aos jogadores. Esses prêmios eram relacionados popularmente com o jogo do bicho. O prêmio máximo do jogo do bicho era vinte e cinco mil réis, e o valor representava a vaca,  por isso surgiu o termo popular “fazer uma vaquinha”, ou seja, tentar reunir o máximo de dinheiro possível para um determinado fim.

               TIRAR O CAVALO DA CHUVA

               No século XIX, quando uma visita iria ser breve, o visitante deixava o cavalo ao relento, em frente à casa do anfitrião. Caso a visita fosse demorar, colocavam o animal nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia colocar seu cavalo protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

               DOR DE COTOVELO

                Em geral, as relações amorosas eram pintadas por uma frustração ou infortúnio que impedia a consumação de uma relação bem sucedida. Apesar de não ser possível apontá-lo como o autor da expressão, foi Lupicínio Rodrigues, famoso compositor gaúcho, que cumpriu a função estética de popularizar a lendária “dor de cotovelo”. A alegoria que dá sentido ao termo faz justa alusão a quem encosta-se ao balcão de um bar para esquecer o amor perdido e se embriagar. Seguindo a explicação, de tanto ficar recostado no balcão, em completa inapetência, aquele que já sofre por amor acaba “contraindo” uma terrível dor de cotovelo.

               É isso então. Se gostaria que outra expressão popular brasileira merecesse um lugar aqui no BATATAS BIZARRAS, comente!

                SE GOSTOU, COMPARTILHE!!!!!!!!!!!!!