segunda-feira, 20 de outubro de 2014

As gerações dos videogames | GERAÇÃO 1

ISSO AÍ, RAPAZEADA! AQUI É O BATATINHA.

Vamos direto ao ponto. Eu sei que vocês gostam de videogames, então saibam que há gerações por trás deles, e aqui falo sobre todas, ou seja, todos os videogames que existem (desde o primeiro!)

PRIMEIRA GERAÇÃO

ODYSSEY, Lindeza. Começamos com essa joça digital, que fornecia a nós vídeo em formato analógico!!! E infelizmente vendeu pouco, pois era cara. Já sabe quem é? Claro, a Odyssey! Mas o nome completo dela era Maganavox Odyssey. Realmente era algo lindo de se ver, naquela época em que quase nada era compatível com a TV de casa. Saiu em 1972 na américa do norte, e logo no Japão a grande máquina de suporte a fitas (ou cartuchos, dá na mesma) em 1974. Nunca chegou ao nosso Brasil, mas também, né? Impostos não ajudam em nada no nosso bolso sul-americano.
________________________________________________

PONGO!!! Lembrou de 101 dálmatas? Eu também... E o nome desse console também tem um nome parecido do cão amigo. PONG! Criado também em 1972, foi sucesso total! O primeiro da primeira geração a lucrar tanto. Seus principais autores foram Nolan Bushnell e Ted Dabney. É, a ATARI, fundada especialmente por causa desse game em 27 de junho do mesmo ano. E guarde esse nome! A Atari vai ser muito importante para a fabricação de novos consoles, ainda mais avançados. Já falei história demais, e então tá aí: a jogabilidade era extremamente difícil, por ser toda descalibrada. Os jogos de PONG eram simples, aliás, o jogo. A máquina era só compatível com o jogo que vinha incluso. E é o clássico que conhecemos de tentar marcar gol no adversário, apenas movendo uma plataforma para bloquear a passagem da bolinha (quadrada, por sinal). O único modo de variar era o jogador colocar algum plástico com desenhos pela tela. A versão de que estamos falando é a de fliperama, que era cobrada por vez que jogar. Foi já a um tempo depois que chega a versão compacta de pong, para jogar em casa, e também derivados do brinquedão. 
VAMO JOGÁ?
CONTROLE
A MÁQUINA EM SI (FLIPERAMA)


















JOGUE PONG EM: Pong Game



________________________________________________


Agora chegou o Coleco Telstar. Basicamente é uma série de pong, só que com um nome mais bosta. Ok, brincadeira. O troço vendeu muito, devido aos baixos preços, e só durou dois anos pra depois sair de linha. Esse produto de 50 dólares cujas crianças simplesmente amavam trouxe um novo tipo de chip, e com versões posteriores melhoradas com o mesmo modelo só renderam mais grana. O que aconteceu foi que a coleco limpava a bunda com dinheiro.

Tivemos agora o TELEJOGO, mas ele não teve tanta importância nem sucesso na época de seu lançamento por ser mais uma chata e simples variação do PONG. O console da vez é o COLOR TV GAME, que seria basicamente uma versão melhorada de todos os games anteriores juntos, o que trouxe dinheiro até demais para a nintendo. Novidade? 15 modos de jogo, e foi apenas distribuído pelo Japão em 1977 e 1978. Foi um dos primeiros trabalhos da enorme empresa no ramo dos games, que agora é o foco. Mas o que você provavelmente não sabia é que a nintendo começou vendendo baralhos nos EUA. HA!!! Isso sim é bizarro... E o mais legal ainda é que nesse tipo de console de PONG, os controles dos jogadores eram uma peça só! Meu, se tem coisa que pode ser escrota é seu amigo perder e levar seu único controle à falência. 
AQUI ACABA A PRIMEIRA GERAÇÃO DOS GAMES E SEUS CONSOLES, E NÃO PERCA NOSSAS POSTAGENS AQUI NO BATATAS BIZARRAS (LOGO SERÁ BATATINHA TOTAL). TEMOS TODOS OS DIAS EM DEPENDÊNCIA DA MINHA DISPONIBILIDADE, E ESPERO QUE GOSTE. SERIA UMA HONRA TÊ-LO AQUI LENDO SEMPRE O QUE O BATATINHA AQUI TEM PRA DIZER. E NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO NERDICES E COISAS E BIZARRAS E MACABRAS.

SE CURTIU, SEEEEEEEEEENTA COMPARTILHAMENTO!!!!!!!
FALOU, CAMBADA!!!